Endereço

Rua Elisabetta Lips, 118 - Jd.Bom Tempo - Taboão da Serra/SP - CEP 06763-190

Contatos

(11) 4303-7387
(11) 96638-9038
(11) 94736-9778

E-mail

atendimento@2n2s.com.br


Sociedade ou Empresa Individual: Aprenda a abrir uma empresa

Abrir uma empresa é uma decisão que passa por várias etapas. Uma delas, por exemplo, diz respeito à escolha entre uma sociedade ou empresa individual.

Ou seja, é de extrema importância que você tenha em mente, por meio de um plano de negócios, se a sua empresa será aberta com a presença de sócios ou não.

Empreender de maneira individual ou coletiva é uma decisão que vai de acordo com os objetivos de cada um.

No entanto, é necessário entender que ela implica diretamente na administração de uma empresa.

Dessa forma, antes de decidir por abrir uma sociedade ou empresa individual, é fundamental conhecer cada uma das opções.

Leia o nosso artigo a seguir para descobrir do que se trata cada um dos modelos e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Sociedade limitada ou empresa individual?

Antes de abrir uma empresa, é necessário fazer um minucioso planejamento.

Isso envolve pesquisa de mercado, definição de objetivos e metas, investimentos, além de decidir entre uma sociedade ou empresa individual.

Atualmente, o Brasil oferecer diversas modelos de empresa para os empreendedores que desejam começar o próprio negócio.

Sendo assim, dentre todas as opções disponíveis, podemos destacar a possibilidade de abrir uma pequena empresa com sócios (sociedade) ou sozinho (empresa individual).

Portanto, conheça agora sobre cada uma das opções e saiba decidir entre uma sociedade ou empresa individual. 

Acompanhe conosco!

O que é uma Sociedade Limitada (LTDA)?

Uma Sociedade Limitada (LTDA) é um dos modelos mais conhecidos e adotados para aquelas empresas com um ou mais sócios.

A sua principal característica se apresenta pelo papel de cada sócio dentro da empresa, uma vez que ela se dá de maneira limitada.

Ou seja, a participação de cada um dos sócios se apresenta de acordo com o capital investido por eles.

Dessa forma, os sócios da empresa possuem suas contas pessoais totalmente separadas das contas da empresa.

O que significa que eles possuem uma responsabilidade limitada sobre elas.

Isso significa que qualquer investimento feito, seja ele por meio de dinheiro, bens móveis e imóveis é equivalente ou parcial.

O que difere é o percentual que os sócios, de maneira individual, possuem da empresa.

Portanto, caso a empresa venha a falir ou até mesmo ocorra o rompimento da sociedade, o capital de cada um dos sócios fica protegidos.

Principais vantagens

Por ser um dos modelos mais praticados no país, espera-se que ele apresente inúmeras vantagens para os empresários.

Sendo assim, conheça agora os principais benefícios de se optar por abrir uma Sociedade Limitada (LTDA)

  • Atuação integrada dos sócios no negócio;
  • Remuneração equivalente ao investimento;
  • A empresa tem a sua autonomia preservada;
  • O foco, em casos de prejuízos financeiros, é a preservação do negócio;
  • Possibilidade de exclusão de algum sócio.
  • Portanto, antes de decidir entre sociedade ou empresa individual, é fundamental entender o que cada um representa para o seu negócio. Vamos descobrir agora como lidar nos casos em que o empreendedor deseja abrir a sua empresa sozinho. Empresário Individual (EI) Aqueles empresários que desejam abrir uma empresa sem o auxílio de sócios pode optar por se tornar um Empresário Individual. Ou seja, esse é o modelo ideal para quem deseja fazer a gestão da sua empresa sozinho. Entretanto, o modelo possui especificidades próprias que precisam ser de conhecimento de todo futuro empreendedor. Dessa maneira, a principal característica de um Empresário Individual é que o patrimônio da pessoa física acaba se confundindo com o da pessoa jurídica. Logo, cabe ao empresário responder, de maneira ilimitada, por toda e qualquer dívida da sua empresa. O que significa que o seu patrimônio será utilizado para quitá-las. Em alguns casos, até o mesmo os bens do cônjuge do empreendedor poderão ser utilizados em favor da empresa. No entanto, existe outro modelo de empresa para quem deseja abrir uma empresa sozinho, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Conheça agora! Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) A principal diferença entre uma Empresa de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e um Empresário Individual (EI) é que aqui a responsabilidade atribuída à pessoa física é limitada. Desse modo, a pessoa física não precisa responder com o seu patrimônio para quitar com as dívidas da empresa. Em contrapartida, exige-se um bom patrimônio para se tornar um EIRELI. Deve-se ter um capital social equivalente a 100x do salário mínimo vigente no momento. Como optar entre sociedade ou empresa individual? Optar entre sociedade ou empresa individual é uma das várias decisões que um empreendedor precisa passar. Dessa maneira, é de extrema importância que, antes de empreender, você saiba que estará lidando com um processo que exige bastante conhecimento e uma mente empreendedora. Sendo assim, saiba que não é preciso passar pela abertura e gestão de uma empresa sozinho! Hoje, é possível contar com o auxílio de um serviço profissional especializado para manter a sua empresa organizada, como uma contabilidade. DICA EXTRA: Contate a 2n2s e tenha a melhor assessoria contábil para sua empresa.

fonte: jornal contábil

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest